domingo, 5 de abril de 2009

Frango Marengo (Poulet Marengo)


Existe uma estória de que este prato foi criado pelo chef de cozinha de Napoleão Bonaparte, o Sr Dunand, que o serviu no dia em que os franceses derrotaram os austríacos numa batalha próxima a vila de Marengo, situada numa planície ao sul de Turim, noroeste da Itália, no dia 14 de junho de 1800. De acordo com a estória, Napoleão pediu, logo após a batalha, que Dunand preparasse um jantar. Como o chef só dispunha no dia de 3 ovos, 4 tomates, 6 lagostins de rio, 1 galinha, um dente de alho, uma ração de pão velho e um garrafa de brandy, teve de desenvolver a refeição com esses ingredientes. Napoleão adorou o prato e, por ser supersticioso, mandou que Dunand fizesse essa refeição depois das batalhas.

Conta a estória, ainda, que Dunand, orgulhoso de ser um bom chef, resolveu modificar o prato, substituindo o brandy por vinho branco, omitindo os lagostins e adicionando cogumelos. Isso desagradou Napoleão, que ordenou que ele mantivesse a receita original, dizendo que a mudança poderia trazer má sorte. Com o passar dos anos, o prato se tornou popular na França, mas servido com algumas variações em relação à receita original, como a introdução do tomilho, a substituição do lagostim pelo camarão, a adição de cogumelos, etc.
Devemos lembrar que a vitória em Marengo rendeu à França o domínio de Milão, Gênova e Piemonte, transformando Napoleão num herói popular.

A receita apresentada a seguir foi adaptada por nós, a partir de 5 receitas que encontramos na internet, utilizando um raciocínio lógico, pois algumas receitas só fritavam a galinha e depois faziam o molho. Como achamos que a galinha ficaria dura apenas fritando, considerando que a galinha do prato original devia ser velha, optamos pela receita abaixo:

Ingredientes:
1 1/2 kg de coxas e sobre-coxas de frango sem a pele
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 copo de vinho branco seco
1 cubo de caldo de frango ou um copo de caldo de frango (não usamos)
4 tomates médios sem pele (ou ½ caixa de polpa de tomate)
1 colher de chá de tomilho seco
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 vidro pequeno de cogumelos (champions) cortados em pedaços
½ cebola picadinha
1 dente de alho socado
Sal e pimenta preta a vontade
Cheiro verde (opcional)
Azeite
1 colher de sopa de manteiga

Torradas de pão de forma ou croutons fritos em manteiga
Ovos fritos
6 camarões médios sem casca cozidos

Modo de fazer:
Temperar o frango com o sal, tomilho e pimenta e deixar curtir um pouco.
Aquecer o azeite numa panela e dourar a cebola com o alho. A seguir, colocar o extrato de tomate, mexendo um pouco, e as coxas e sobre-coxas. Salpicar com a farinha de trigo e dourar o frango de todos os lados. Quando estiver dourado, adicionar os tomates e refogar por mais um pouco de tempo. A seguir, introduzir o vinho branco e o champion, reduzindo o caldo a dois terços do volume, com o fogo de médio para baixo e a panela tampada. Se o caldo ainda estiver muito líquido, tirar o frango e ferver mais um tempo. Quando estiver no ponto, apagar o fogo e juntar uma colher de sopa de manteiga.

Para finalizar, colocar o frango no prato com um pouco do caldo por cima. Salpicar com cheiro verde se desejar, e guarnecer com os camarões cozidos e as torradas de pão de forma com os ovos fritos por cima.

English version: Chicken Marengo

Ingredients:
3.3 pounds chicken drumsticks and thighs, skinless
1 tablespoon of wheat flour
1 cup dry white wine
1 cup chicken broth (we not used)
4 medium tomatoes without skin (or ½ box of tomato pulp)
1 teaspoon dried thyme
1 tablespoon tomato paste
Champions cut into pieces
½ onion minced
1 clove of garlic smashed
Salt and black pepper if desire
Parsley and chives (optional)
Olive Oil
1 tablespoon butter

Toast or croutons fried in butter
Fried eggs
6 shelled cooked medium shrimp

How to make:
Seasoning the chicken with salt, pepper and thyme and let marinate for a time.

Heat the oil in a pan and brown onion and garlic with a pinch of sugar. Next, place the tomato paste, stirring a little, and drumsticks and thighs. Sprinkle with wheat flour and brown the chicken on all sides. When the chicken is golden, add the tomatoes and braise for a little more time. Then stir the white wine and champions, reducing the sauce to two thirds of the volume, over medium-low heat and covered. If the sauce is still very liquid, remove chicken and boil one more time. When done, turn-off the heat and add one tablespoon of butter.

Finally, place the chicken on the plate with a little sauce on top. Sprinkle with parsley and chives if desired, and garnish with the cooked shrimp and the toast with fried eggs on top.

Nenhum comentário: