terça-feira, 21 de abril de 2009

Feriados em Búzios

Apesar de nos feriados não ser a melhor época para se ir a Búzios, estivemos lá na Semana Santa e no feriado de Tiradentes. Como era de se esperar, a cidade e as praias estavam lotadas. Pior é que a atual administração, que está no seu terceiro mandato e não é de fazer nada, está deixando os barraqueiros tomarem conta das praias. Na praia da Ferradurinha, não existe mais um espaço na areia que não esteja tomado por barracas com mesas e cadeiras dos barraqueiros. Na praia de João Fernandes ocorre a mesma coisa. Na praia da Tartaruga, até a área da reserva ecológica, que havia sido delimitada para impedir inclusive a expansão dos quiosques, já tem um barraqueiro instalado se achando o “dono do pedaço”. Não sou contra a existência de barraqueiros para atender o turista que gosta deste tipo de serviço, mas o que estamos assistindo é uma desordem.Tem que sobrar espaço para as demais pessoas, uma vez que a praia é pública no Brasil. Há algum tempo que estamos notando também que várias praias estão com trechos visivelmente poluídos, com a presença de valões e saída de esgotos. Os acessos de diversas praias estão péssimos, cheios de buracos e com lama, como os da Ferradurinha e Tartaruga. Se não houver um esforço das autoridades locais para reverter esse quadro, Búzios será um paraíso perdido em pouco tempo.

Como a casa estava cheia de jovens na Semana Santa, aproveitamos para fazer um churrasco na roda de caminhão, sendo a maminha de alcatra temperada apenas com sal grosso.

Em termos de restaurantes, recomendamos a famosa creperia Chez Mijou, que serve também de ponto de encontro e “azaração”, e a Pizzaria Pavarti (foto abaixo), ambas localizadas na Rua das Pedras.

Outras boas opções são o Restaurante Boon, que apresenta uma comida a quilo variada e fina, e o Bar do Zé, que apesar do nome e do aspecto externo, tem um ambiente confortável e comida requintada. Este último, que aparece na foto abaixo, fica localizado na Orla Bardot, pertinho e na continuação da Rua das Pedras.

Nenhum comentário: