quarta-feira, 29 de abril de 2009

Alecrim

Nome científico: Rosmarinus officinalis L.

Outros nomes: alecrim da horta, rosmarino, roris marini ou rosmarinus (latim),rosemary (inglês), romarin (francês), romero (espanhol), ramerino (italiano) e rosmarin (alemão)

Características:
É um arbusto perene nativo da região do Mediterrâneo, muito encontrado perto do mar, com folhas de formato de agulha, sabor forte e ligeiramente canforado. As folhas são parte verde e parte cinza, o que dá um aspecto orvalhado quando vistas de longe. Daí o seu nome em latim: rosmarinus ou orvalho do mar (ros = orvalho, marinus = mar). Suas flores são normalmente azuladas ou brancas.

Seu óleo é usado em medicina e na indústria de perfumaria.

Era utilizado na Idade Média como símbolo de fidelidade nas cerimônias de casamento e para purificar os quartos de doentes. Pela reputação de estimular a memória, conta-se que estudantes gregos usavam-no nos cabelos quando iam fazer provas.

Uso culinário:
Deve ser adicionado inteiro ou picado, preferencialmente no final do cozimento, para evitar a evaporação de seu volátil óleo aromático. Diante de seu aroma forte, deve ser usada com cautela, pois pode inibir o sabor de outras ervas.

É muito utilizada no tempero de carnes de cordeiro, cabrito, vitela, porco e frango. As folhas picadas são usadas também para perfumar sopas, pratos de peixes, picadinhos de carne de boi e pratos a base de batatas. Os italianos e espanhóis usam o alecrim em compotas de frutas, para temperar salmão e em recheios de peixes e frango. Na Itália a carne de cordeiro é raramente preparada sem esta erva e aves assadas envoltas em ramos de alecrim são muito populares. Efeito similar pode ser obtido com ramos de alecrim colocados sobre carvão em brasa em churrasqueiras.

É apresentada também nas formas desidratada ou em pó. A equivalência entre a forma desidrata e a fresca é respectivamente de 1 colher de chá para 1 colher de sopa.

Os ramos ou folhas podem ser usados como decoração em pratos prontos.

O alecrim faz parte do famoso tempero francês Herbes de Provence.

A seguir, foto do pé de alecrim da nossa casa:

Nenhum comentário: