quarta-feira, 13 de maio de 2009

Arroz de Carreteiro


O Arroz de Carreteiro é um prato típico do Estado do Rio Grande do Sul e foi criado pelos carreteiros de bois em suas viagens.

O Rio Grande do Sul foi colonizado inicialmente por imigrantes açorianos que introduziram a criação extensiva de gado bovino. A abundância de gado bovino deu origem a uma culinária baseada na carne de boi, cujo prato típico principal é o churrasco. Para conservar a carne, os gaúchos a transformavam em charque, que é feito pela salga de mantas de carne, que ficam expostas em galpões ventilados durante determinado período. Estes galpões são chamados de charqueadas, ou seja, onde se charqueia ou produz a carne. Difere da carne de sol e da carne-seca produzida no nordeste do Brasil pelo processo de produção.

No passado, as mercadorias eram transportadas em carretas puxadas por bois. Como o carreteiro dificilmente poderia preparar comidas perecíveis durante a viagem, adquiria um bocado de charque e a preparava com porções de arroz, produzindo assim uma refeição completa e saborosa, de forma prática e rápida.

Atualmente, chama-se carreteiro o motorista da moderna carreta tracionada por cavalo mecânico, que é um caminhão potente. Estes carreteiros modernos ainda fazem o seu arroz de carreteiro durante as viagens. Todavia, tanto os carretieros modernos como as donas de casa do Rio Grande do Sul, passaram a fazer o arroz com carne de boi moída ou com sobras de churrasco ou com pedaços de carne de boi fresca.

O nosso prato foi feito com pedaços de carne de boi fresca, mas fornecemos também a versão da receita com charque.

Ingredientes:

700 g de carne de boi cortada em cubos (nós usamos alcatra)
1 ½ xícara de arroz
4 xícaras de água
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 cebola média picada
1 tomate picado, sem pele
½ pimentão verde picado
Tempero misto: cominho, pimenta do reino e louro
1 colher de chá de manjerona moída
Pimenta malagueta (opcional)
Pasta de alho e sal
1 colher de sopa de óleo vegetal
Salsa (opcional)

Modo de Preparo:
Temperar a carne com alho e sal.

Numa panela dourar a carne junto com a cebola, o tomate, o extrato de tomate e o pimentão. Ir pingando água até a carne ficar macia. A seguir, adicionar os temperos (cominho, pimentas, louro e manjerona) e o arroz. Dar mais uma fritada e adicionar a água. Baixar o fogo e deixar cozinhar com a panela tampada por cerca de 20 minutos ou até o arroz ficar cozido. Não deixar o secar, o prato deve ficar com a forma de um risoto ou meio molhado.

No caso do prato feito com charque, a diferença está apenas em se deixar o charque de molho na véspera e tomar cuidado com a quantidade de sal na hora de temperar o arroz. O resto segue exatamente os mesmos passos da receita com carne fresca. Salpicar com a salsa e servir.

English version: Wagoner ‘s Rice

Ingredients:

700 g beef stew meat, cut into 1-inch cubes
1 ½ cups Rice
4 cups water
1 tablespoon tomato paste
1 medium onion chopped
1 tomato chopped, skinless
½ green bell pepper chopped
Ground cumin, black pepper and bay leaf
1 teaspoon gound marjoran
Tabasco (opcional)
Garlic –salt paste
1tablespoon vegetal oil
Parsley (optional)

How to make:

Rub meat with garlic-salt paste. Reserve

In a pan with vegetal oil stir-fry meat, onion, tomato, tomato paste and bell pepper until meat is golden. Add a little bite of water, if necessary, and cook until meat is tender. Stir in the rice and seasoning (ground cumin, bay leaf, black pepper and marjoram); and fry a little more. Add water, reduce heat; cover and simmer for 20 minutes or until the rice is tender. Sprinkle parsley and serve.

If we make the recipe with jerked beef the difference was only in: place jerked beef in a pot, cover with cool water and let stay overnight. The rest of recipe is the same. When seasoning rice, take carefully with the salt.

Nenhum comentário: