terça-feira, 31 de março de 2009

Manjericão

Nome científico: Ocimum basilicum

Outros Nomes: alfavaca, basílico, manjericão-comum, basil (inglês), basilic (francês), albahaca (espanhol), basilico (italiano), basilienkraut (alemão)

Características:
Planta herbácea, de caule ereto, folhas ovaladas e opostas, com flores pequeninas e lilases claras. As flores e folhas são usadas como condimento, de sabor suave e picante.

Usos:
O manjericão é uma erva aromática, adotado principalmente nas cozinhas italiana e francesa, sendo usado para temperar pratos que levem tomate, molhos, pizzas e outras massas, carnes em geral (incluindo peixes), sopas, saladas, ovos, sanduíches, queijos e azeites.

As folhas devem ser lavadas e picadas com a faca ou rasgadas com as mãos para exalar o aroma. Pode ser encontrado também na forma seca, em saquinhos plásticos ou potes.
Deve ser utilizado quando o prato está quase pronto, pois não suporta bem o cozimento demorado. Em pratos de forno deve ser colocado com os demais temperos desde o início da preparação: pizzas e peixes assados por exemplo. Prefira combiná-lo com azeite de oliva e suco de limão ao invés de vinagre. Conserve o manjericão fresco misturando-o com um pouco de óleo de oliva.

Substituição: 1 xícara de manjericão fresco = ½ xícara de manjericão seco
A seguir, o pé de manjericão da nossa casa em flor.

Nenhum comentário: