quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Métodos de cozinhar: Parte 5

4 Novas Tecnologias em Equipamentos para Cozinhar

 

Air Fryer: Faz menos de 15 anos que a primeira air fryer foi patenteada. A Phillips foi a primeira a trazer o produto para o mercado em 2010 na Alemanha e desde então o produto foi conquistando o espaço da cozinha dos consumidores.

O termo "air fryer" vem do inglês que traduzido quer dizer fritadeira a ar. No Brasil esses eletroportáteis ganharam um novo nome "fritadeiras sem óleo". Apesar dos fabricantes e o varejo chamarem os produtos de fritadeiras sem óleo, o mercado ainda responde melhor pelo termo "Air Fryer".

Apesar do nome as fritadeiras sem óleo não fritam seus alimentos. Elas assam por convecção de maneira acelerada para dar a impressão de estar fritando.

A air fryer, como o próprio no diz, frita com ar muito quente. O aparelho consite de uma resistência elétrica para gerar calor e de um ventilador que faz o ar quente circular em alta velocidade; em três minutos, a temperatura interna sobe a até 300 graus e algumas pequenas hélices de altíssima velocidade começam a fazer esse ar quente circular por dentro do recipiente de alimentos, cozinhando-os muito rapidamente.

 




Forno de Microondas: No interior do aparelho existe uma onda eletromagnética de frequência igual a 2.450 MHz que é gerada por um magnetron e irradiada por um ventilador que fica localizado na parte superior do aparelho. O forno de microondas não fornece calor, ele atua exclusivamente sobre as moléculas de água dos alimentos. Quando você coloca comida dentro de um microondas, ela absorve essa radição, o que faz com que as moléculas de água na comida vibrem, causando a fricção que aquece a comida.



Nenhum comentário: