sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Principais castas para produção de vinhos tintos

Cabernet Franc
Cepa presente no corte bordalês, predominante na região do Vale do Loire e em Saint-Emilion na França. Harmonizam bem com queijos leves e carnes brancas. 
Cabernet Sauvignon
É a uva mais conhecida no Mundo. Rica em taninos e de coloração vermelho rubi. Harmonizam bem com carnes vermelhas, cordeiro, massas com molhos vermelhos fortes (ragus de carnes bem temperadas), queijos de paladar mais picante e com mofo azul (gorgonzola e roquefort) e branco e queijos curados.


Carménère
Nascida na França na região de Bordeaux, atualmente bem cultivada na América do Sul, especialmente no Chile e Argentina. Produz vinhos de boa personalidade, porém menos encorpados do que os Cabernet Sauvignon. Harmonizam bem com carnes suculentas e assados em geral, incluindo caça.


Malbec
Embora sua origem seja da França, esta uva atualmente é muito bem cultivada na Argentina. Harmonizam bem com carne em geral assadas e grelhadas, cozidos, pato confit, cassolet e se for um Malbec Reserva, bem encorpado, acompanha também grelhados e churrascos.
  

Merlot
Assim como a Cabernet Sauvignon é muito famosa em todo o Mundo. Harmonizam bem com carnes brancas (frango e porco), podendo também acompanhar as carnes vermelhas que possuam molhos menos encorpados (ensopados), massas leves, queijos de massa semidura e adocicados.


Nebbiolo
Muito cultivada no norte da Itália, na região de Piemonte, produz os vinhos Barolo e Barbaresco. Harmonizam bem com massas recheadas e carnes grelhadas e assadas e queijos curados.


Pinot Noir
Casta famosa por revelar os granes vinhos da Borgonha, e também compor o Champagne, junto com a Chardonnay. Com taninos mais macios do que as demais uvas tintas, produz vinhos de bela coloração vermelha. Harmonizam bem com carnes em geral (aves, carnes frias e peixes suntuosos como salmão) e com ensopados, massas com molhos brancos, fondues de carne ou queijo, queijos tipo ementhal, gruyere, camenbert, brie, parmesão e grana padano.


Sangiovese
Casta clássica da Toscana e da Itália Central conhecida mundialmente por produzir os Chianti e os Brunellos. Harmonizam bem com massas (pizzas) e carnes grelhadas e assadas, ratatouille e legumes recheados.


Syrah
Casta tradicional na produção . Atualmente é bem cultivada na Austrália e nos países das Américas. Harmonizam bem com carnes gordurosas, tipo pato, cordeiro, porco e embutidos; queijos de sabor forte e massa dura.


Tannat
É a casta principal dos vinhos do sudoeste da França. Atualmente está bem adaptada ao Uruguai, onde vem revelando vinhos densos e de razoável estrutura. Harmonizam bem com churrasco com capa de gordura, quando forem vinhos com médio à grande corpo, ensopados a base de caça bem condimentada e pimentão verde recheado.


Tempranillo
Esta casta é clássica das regiões de Rioja e Ribera Del Duero na Espanha. Em Portugal é chamada de Tinta Roriz e Aragonês. Atua também na composição  dos vinhos do Porto. Produz vinhos de coloração intensa, acidez relativamente baixa e pouca tanicidade. Harmonizam bem com diversos pratos de médio a muito sabor (temperos),como pão de alho e azeitonas, cordeiro assado com ervas e lulas recheadas.

Nenhum comentário: