terça-feira, 27 de março de 2012

Escondidinho de Camarão da Yara

Nossa amiga Yara mais uma vez nos deliciou com um de seus pratos num jantar em sua casa.

O Escondidinho é um prato bastante popular no Nordeste do Brasil e seu nome deriva da carne ficar escondida por baixo de uma camada de massa de mandioca.

O prato original era feito com carne de sol desfiada, coberta com um purê de aipim ou mandioca (macaxeira), temperado com manteiga de garrafa e gratinado com queijo coalho. Posteriormente, o prato passou a usar outras carnes, como carne seca (jabá), frango, carne moída e camarão, entre outras. Em alguns lugares o Escondidinho passou a ser feito com purê de batata no lugar do purê de mandioca.

Ingredientes:

Massa:
1 kg de mandioca descascada
1 copo de requeijão
Sal

Recheio:
800 g de camarão limpo e sem casca
1 tomate picado sem pele
1 cebola picada
1 colher de sopa de pimentão picado
1 xícara de molho de tomate
Sal
Pimenta do reino
Pimenta malagueta (opcional)
1 xícara de coentro picado
1 colher de sopa de azeite

Modo de fazer:

Massa:
Cozinhar a mandioca em água e sal, numa panela de pressão, até ficar macia. Retirar o fiapo central da mandioca. Passar no processador de alimentas até formar uma massa. Misturar o requeijão na massa com uma colher.

Recheio:
Temperar o camarão com sal e pimenta do reino.
Refogar os demais ingredientes, a exceção do molho de tomate e do coentro, no azeite até formar um creme. Adicionar o molho de tomate e o coentro e cozinhar até a mistura ferver, mexendo de vez em quando. Adicionar o camarão e cozinhar por, no máximo, 2 minutos.

Montagem:
Num pirex, colocar uma camada fina da massa no fundo e nas laterais. Adicionar o recheio. Por cima colocar o resto da massa.
Levar ao forno médio até começar a borbulhar.

Shrimp “Escondidinho” Yara-Style

Our friend Yara delighted us again with one of their dishes at a dinner in his house.

Ingredients:

Dough:
1 kg peeled cassava
1 cup curd or other processed cheese
Salt

Stuffing:
800 g shelled and cleaned shrimp
1 tomato skinless chopped
1 onion chopped
1 tablespoon green bell pepper
1 cup tomato sauce
Salt
Black pepper
Tabasco (optional)
1 cup chopped cilantro (coriander leaves)
1 tablespoon of olive oil

How to:

Dough:
In a pressure cooker, cook cassava in water and salt, until the cassava is soft. Remove the central streaks of cassava. Process in a food processor until to form a dough. Mix the cheese and the dough, with a spoon.

Stuffing:
Spice shrimp with salt and pepper.
Braise the remaining ingredients, except the tomato sauce and cilantro, in olive oil, until to form a cream. Add the tomato sauce and cilantro and cook until mixture boil, stirring constantly. Add the shrimp and cook for 2 minutes more.

Finalization:
In a PYREX, put a thin layer of dough in the bottom and sides. Add the stuffing. Putting over stuffing the remaining dough.
Bake at medium heat until bubbling.

Um comentário:

Diana disse...

Olá!!!

Adorei o seu escondidinho de camarão!!Parece saboroso, o receheio bem cremosinho huuuuummm!! Aqui no nordeste usamos muito aipim (mandioca) para fazer escondidinho e outras delícias!!Veja a última postagem minha é a receita de bolo de aipim (mandioca). Também fiz uma postagem , anterior ao bolo sobre um tipo de "escondidinho"de camarão, mas com purê de batatas, muito bom! Confira, vc vai gostar!